E quando o problema é na impermeabilização de coberturas?

Quando o assunto é edificações, é de suma importância que todas as áreas que tenham contato com a água sejam impermeabilizadas. Entretanto, as áreas de cobertura estão sujeitas às intempéries do tempo, como por exemplo: sol, chuva e vento, causando um desgaste acentuado e demandando que a atenção aos processos de impermeabilização utilizados nessas áreas sejam redobrados.

Fuja de produtos com baixa qualidade e mão de obra não especializada! Isso vai resultar em infiltrações, corrosão e desprendimento do revestimento. Manifestações recorrentes ou patológicas, podem chegar a atingir outras camadas da estrutura, como a elétrica e equipamentos (em caso de comércio ou indústria) ou em edifícios chegar aos apartamentos, causando transtorno aos moradores.

Benefícios

Quando bem feita, a impermeabilização gera uma boa economia, pois o sistema de cobertura resiste muito mais tempo, evitando intervenções a curto prazo. Além de manter a umidade longe evitando fungos, bolores e manchas, protegendo a integridade da estrutura. Alguns fungos e bolores estão relacionados a doenças respiratórias.

Cuidados ao fazer uma impermeabilização

As coberturas, estão entre as partes da estrutura que mais sofrem, devido a movimentação estrutural e a variação de temperatura, em casos de edifícios, a pressão  aumenta de acordo com a sua altura, esses fatores devem ser levados em conta na hora de planejar a impermeabilização. Sistemas flexíveis, estruturados com telas de reforço e com detalhes construtivos bem executados, irão contribuir para uma impermeabilização mais eficaz.

As demandas específicas propostas a laje também devem ser levadas em conta. Situações como estacionamento na cobertura, exigem a construção de camadas específicas com características de absorção de impacto e resistência à tração para a proteção da impermeabilização. Em caso de trânsito leve, só pessoas, por exemplo, apenas uma camada de proteção mecânica já basta. O objetivo aqui é proteger a camada de impermeabilização.

Quais materiais utilizar para não ter dores de cabeça?

Agora que entendemos os problemas que podem ser ocasionados e as melhores práticas para evitá-los, precisamos falar sobre quais produtos utilizar. A Engnow disponibiliza em seu catálogo diversas soluções para impermeabilização de lajes e coberturas. Contando com uma linha completa de mantas asfálticas que tem como principais características a fácil instalação, maior espessura, alta flexibilidade e elevada resistência ao rasgo. Além disso, o Sikatop Flex, uma argamassa polimérica flexível, é excelente para exercer a proteção contra a água, este material, diferente das mantas asfálticas, é aplicado à frio e oferece boa flexibilidade e resistência a altas pressões hidrostáticas positivas. Existe também a Sikafill, uma membrana de acrilatos puros que é indicada para coberturas sem tráfego e que tenham alta exposição ao sol, é um produto pronto para o uso e possui: alta flexibilidade, resistência a raio UV e proteção contra a carbonatação. 

Uma excelente alternativa para coberturas antigas é o Sikaplan PVC, que é feito para sistemas já prontos ou danificados e que precisam de recuperação. Por serem flutuantes, não aderem a base e dispensam execução de novas camadas de regularização.

Conheça o nosso catálogo e faça um orçamento dos produtos que precisa na sua obra em engnow.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *