
A área de compras (Procurement) é o setor da empresa responsável pela aquisição de insumos. Possuem o objetivo de pesquisar fornecedores para adquirir produtos com maior qualidade pelo menor custo. Até aí nenhuma novidade, mas a metodologia e a importância dada de se fazer isso de forma estratégica tem sido o diferencial de muitas empresas de sucesso.
Para entender do que se trata o conceito de compras estratégicas, vamos voltar um pouco no tempo, antigamente, a área de compras era mais passional, às vezes resumida a uma central de pedidos. Eles eram feitos levando em consideração o custo e ignorando os ciclos de produção. Esse modelo foi provado ser contraprodutivo, as mudanças no mercado despertaram nas empresas a necessidade de uma visão 360° para cada produto ou serviço.
Então nesse novo cenário, onde o antigo modelo foi descartado, surge uma nova visão sobre o processo de compras, o strategic sourcing. Nesse novo modelo foi possível sincronizar os setores da empresa, permitindo uma maior integração entre eles, o que por sua vez diminui os desperdícios de insumos e de tempo ocioso.
Logo, o processo de compras para um produto leva em consideração não somente seu preço final, como também o custo total. Passa a ser considerado a relação com os fornecedores, custo de armazenamento, a importância do produto para a organização.
Nos tópicos a seguir daremos sugestões de como fazer essa implementação na sua empresa, em um esquema de poucas, mas importantíssimas etapas.
Etapa 1: Coleta de dados da cadeia de suprimentos
Conhecer bem a sua cadeia de suprimentos é fundamental, a partir desse entendimento será possível fazer coleta de dados para análises. Com essas informações a equipe de strategic sourcing poderá entender o que é essencial em cada momento da empresa e o que pode ser reduzido ou remanejado em cada etapa..
Etapa 2: Os dados a serviço da empresa
Com os dados da etapa anterior, torna-se possível entender quais são os produtos, serviços, setores e máquinas que representam na prática os diferenciais da empresa, de onde vem a maior parte do faturamento e qual produto ou serviço se destaca no mercado. Entendendo isso fica evidente quais são as aquisições que devem ser tidas como prioridade.
Etapa 3: Não tenha medo de alterar o orçamento
O interessante dessa etapa é que haja o alinhamento entre o setor de compras e o financeiro. Dessa forma a equipe de compras terá uma noção clara do seu poder de compra e, de acordo com as necessidades, fazer alterações nos seus planos sem comprometer as operações da organização.
Etapa 4: Determinando as próximas compras
Nessa etapa deve-se levar em conta o estoque atual da empresa. Com o volume em estoque e o tempo do ciclo de produção, conseguimos diminuir gastos com armazenamento.
Uma dica interessante é a adoção da matriz de Kraljic. Trata-se de uma representação gráfica que demonstra o grau de necessidade de um determinado insumo, quais os riscos dele sofrer com o desabastecimento e o impacto financeiro. A classificação nesse gráfico se dá em quadrantes e a classificação é a seguinte: Itens não críticos, itens de gargalo (baixo impacto financeiro, mas o baixo número de fornecedores pode ser um desafio), itens de alavancagem (alto impacto financeiro e baixo risco de abastecimento) e itens estratégicos (alto risco financeiro, alto risco de desabastecimento, poucos fornecedores).
Etapa 5: A escolha dos fornecedores
Essa parte deve ser desenvolvida com muita cautela, pois trata-se da escolha de aliados estratégicos para as operações da organização. É interessante buscar empresas com histórico e certificações para diminuir o risco de eventuais problemas.
Etapa 6: Processo de entrega
Acompanhar todo o processo de entrega da mercadoria é importante, para evitar surpresas e cumprir os prazos. Além de ajudar a manter o planejamento em dia no setor comercial e financeiro, que estipulam metas de vendas e realização dos pagamentos aos fornecedores.
E você, o que achou do Strategic Sourcing? Comenta para gente se sua empresa já faz isso aqui que leremos todos os comentários.